Clipping

  • Fernando Henrique toma posse na Academia Brasileira de Letras.

    Autor e co-autor de 23 livros e mais de 100 artigos, sociólogo e ex-presidente do Brasil, toma posse na Academia Brasileira de Letras.

  • Dia 10 de setembro de 2013, às 21h deu-se início a cerimônia de posse do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC) na cadeira 36 da Academia Brasileira de Letras (ABL) no Rio de Janeiro. Fernando Henrique hoje, com 82 anos, o sociólogo e escritor foi eleito na sucessão do acadêmico e jornalista João de Scantimburgo (1915-2013), dia 27 de junho deste ano, com 34 dos 39 votos. Em seu discurso de posse, FHC citou Ruth Cardoso, a quem considerou "por toda a minha vida o meu esteio".

    "A ABL funciona como uma tocha olímpica. Ao passar uma cadeira para outro, os membros mostram continuidade. Agradeço o convite e a honra de me sentar nessa cadeira. Não foram poucas as vezes que participei de momentos cheios de significados"
    Fernando Henrique Cardoso

    “Como no passado dos oráculos, a história nos pregou uma peça: ‘decifra-me ou te devoro!’ é o enigma que as ruas, sem o proclamar, deixam entredito sobre a democracia atual. Cabe a todos nós, políticos, artistas, escritores, cientistas ou, simplesmente, cidadãos que prezam a liberdade, passarmos da escuta à ação, para tecer os fios institucionais pelos quais possam fluir os anseios de liberdade, dignidade, participação e maior igualdade dos que clamam nas ruas”
    Fernando Henrique Cardoso

    “O que importa é o culto permanente à cultura, à língua que a expressa, à paz, à liberdade e à dignidade humana, valores que se servem de nós, mortais, para permanecerem imortais.”
    Fernando Henrique Cardoso

  • Ruth e Arnaldo Niskier

  • Nélida Piñon, Ruth e Arnaldo Niskier

  • Ruth Niskier, Rosiska Darcy de Oliveira e Nélida Piñon

  • Jornal Nacional - Fernando Henrique toma posse
    na Academia Brasileira de Letras

  • Clip na Web - Fernando Henrique toma posse na ABL

  • Twitter - Arnaldo Niskier