Crônicas

Uma grande universidade corporativa
Arnaldo Niskier

    A Universidade do CIEE (UniCIEE) foi concebida    mediante o esforço de colaboradores das mais diversas áreas da organização. Mais do que um rótulo novo, o conceito sinaliza o investimento estratégico e constante no desenvolvimento das competências essenciais às organizações.
 
O projeto de estruturação da Universidade Corporativa teve início com uma reunião entre gestores da Telefônica Educação Digital e a equipe de RH do CIEE. Nessa reunião, foram definidas a equipe de trabalho, as etapas do projeto e o macro cronograma das atividades. O CIEE busca o crescimento e o aprimoramento contínuo para alavancar sua imagem, centrada na credibilidade e na confiança construídas durante seus mais de cinquenta anos de existência, atendendo às necessidades da comunidade e aumentando a integração entre jovens e o mundo do trabalho, com os seus estagiários e aprendizes.
 
Com formatos variados, sem um padrão definido, as ações educacionais seguirão um objetivo primordial que é a qualificação, aumentando a competitividade e alavancando o processo de gestão do conhecimento nas empresas. Idealizados para serem um centro de capacitação,  esses núcleos, dentro das grandes companhias, têm por finalidade transmitir sua filosofia, além de desenvolver as competências necessárias para que se atinjam os objetivos estratégicos.
 
Atualmente, esse modelo de capacitação está sendo aplicado em diversas empresas e tem favorecido o crescimento e a evolução de estagiários e aprendizes. Isso porque as empresas têm apostado cada vez mais em estruturas próprias para garantir a formação e o desenvolvimento dos colaboradores em todos os níveis e de maneira contínua.
 
A UniCIEE faz parte de um conjunto de mudanças que estão sendo implementadas no CIEE com o objetivo de fortalecer seu atendimento à juventude brasileira. É importante mencionar que as ideias de crescimento e desenvolvimento são aspectos centrais na construção da Universidade Corporativa. No cerne dessa iniciativa está não apenas a preocupação com a abrangência do projeto, levando o desenvolvimento a todos os colaboradores, mas também o estímulo e o incentivo ao protagonismo e ao autodesenvolvimento. 
 
Por meio de sua missão, o CIEE tem como objetivo expandir suas operações, dobrando sua capacidade de atendimento nos próximos cinco anos. Nesse contexto, a UniCIEE assume um papel importante dentro da instituição, na medida em que traz aos seus colaboradores a possibilidade de crescimento pessoal e profissional, agregando valor à cadeia de atendimento e criando uma cultura de constante aprendizagem e desenvolvimento.
Longe de ser um produto final e acabado, a Universidade Corporativa pode ser vista como algo em processo, pautado pelo desenvolvimento constante e sujeito a sucessivas mudanças para se adaptar ao surgimento de novas necessidades.
  • Twitter - Arnaldo Niskier
  • Facebook - Arnaldo Niskier
  • Orkut - Arnaldo Niskier