Depoimentos

Marcos Vinícios Vilaça



Niskier é destemido na conquista dos seus objetivos “Arnaldo Niskier é um grande companheiro. Não lembro, exatamente, do momento inicial da nossa aproximação. Foi pelo lado da imprensa, na revista Manchete, ou pela vertente do educador? Não sei! O certo é que, antes de me tornar acadêmico, já nos dávamos muito bem. Niskier foi ardoroso defensor da minha candidatura e tornou-se meu compadre, pois é padrinho de casamento do meu filho, e colega leal. Gosto muito dele.

 

É um homem de vontades, destemido na conquista dos seus objetivos, além de trabalhador incansável. A gente olha para ele e logo percebe que a preguiça passa longe desse admirável educador. “Outro motivo da nossa aproximação: sendo Pernambuco o ‘umbigo do mundo’, lá está instalada a mais antiga sinagoga das Américas e nós, pernambucanos, somos muito orgulhosos desse pioneirismo.

 

Eu, por exemplo, valorizo esse fato e já conversei bastante com Niskier sobre a colonização dos judeus na formação do nosso Estado. “Quando presidente da ABL, Arnaldo Niskier fez uma administração imaginosa. Exemplar! É homem de dedicação a seus amigos, além de bom marido e bom pai. Conta, de vez em quando, umas bazófias de ter sido ponta-esquerda de destaque no América, quando jovem, mas eu tenho cá minhas dúvidas; vai ver, não passava de um perna de pau! Quando digo isso ele não gosta, pois insiste em afirmar que era um esquerdinha de entusiasmar os torcedores!”

  • Twitter - Arnaldo Niskier