Depoimentos

Murilo Melo Filho



Educação em livro reúne dois autores No dia 7 de março de 2007, no Centro de Integração Empresa-Escola, em São Paulo, o acadêmico Murilo Melo Filho pronunciou o discurso que transcrevemos parcialmente, por ocasião do lançamento do livro Educação – Estágio & Trabalho, de Paulo Nathanael e Arnaldo Niskier (Edições Integrare).

 

“Desejo que minhas primeiras palavras sejam do mais profundo e do mais sincero agradecimento aos senhores Paulo Nathanael Pereira de Souza e Luiz Gonzaga Bertelli, presidentes deste C.I.E.E, pelo honroso convite para participar deste painel abrangente sobre os problemas da Educação Brasileira e aqui falar um pouco sobre este livro Educação – Estágio & Trabalho – escrito por Paulo Nathanael e Arnaldo Niskier; e que por eles será autografado logo em seguida. Sobre o primeiro desses autores, posso dizer que se trata de um empresário e de um educador com importantes serviços prestados à integração da Empresa e da Escola, recebendo muitas homenagens, como as Ordens do Mérito Nacional da França e do Mérito Educativo do Brasil, Legião de Honra da França, Presidência da Academia Cristã de Letras, bem como as Academias Paulista de Educação e de História.

 

O professor Arnaldo Niskier é um homem inteiro e integral, de corpo e alma, um homem sério, limpo, justo, sensato, “transparente”, equilibrado, afetuoso e decente, companheiro insuperável, um paradigma de retidão e de compostura, irmão exemplar e muito querido ao meu coração, que Deus e a vida me deram. Ele nos adverte sempre para os perigos que atualmente rondam a nossa língua, desde quando, nos currículos escolares, foram extintas disciplinas que enriqueciam a cultura humanística dos nossos estudantes. Antes, foi a exclusão do Latim, que era nossa origem e nossa matriz. Depois, foi riscado o idioma francês. Agora, aboliram o ensino da Literatura, com o banimento das antologias literárias.”

  • Twitter - Arnaldo Niskier