Maratonas Escolares

Maratonas Escolares - Apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro


Na década de 70, criamos em Bloch Educação um evento notável, sobretudo pela sua repercussão. Foi a Maratona Escolar, de âmbito nacional, sob o patrocínio da Caixa Econômica Federal, que se destinava a alunos do ensino médio, para valorizar os seus trabalhos de redação. A cada ano, era escolhido um escritor, entre os quais anotamos: Machado de Assis, Rachel de Queiroz, Guimarães Rosa, Carlos Drumond de Andrade, Manuel Bandeira, Orígenes Lessa, José de Alencar, Castro Alves, Cecília Meirelles etc.

Numa segunda fase, o patrocínio passou a ser Petrobras. A promoção teve 10 anos de permanência. Mais recentemente, a Maratona Escolar foi revivida com o apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, que escolheu os seguintes autores para serem alvos das redações dos seus alunos: Euclides da Cunha, Rachel de Queiroz, Joaquim Nabuco e Ariano Suassuna(ano de 2012).

Importa ressaltar que são milhares de redações, sob a orientação direta de professores, com o julgamento final sendo realizado por membros da Academia Brasileira de Letras. Os prêmios são em livros, entregues em cerimônia especial na sede da ABL.

Na primeira fase, em que a Maratona tinha âmbito nacional, os cinco primeiros lugares eram levados a Brasília, para receber as felicitações do presidente da República. Numa dessas ocasiões é que foi cunhada a famosa expressão “O livro é um elemento insubstituível de cultura”.

  • Twitter - Arnaldo Niskier