Questões práticas da língua Portuguesa

Arnaldo Niskier - 2024-07-06

Acossado por dúvidas de colegas do magistério, em 1991, resolvi lançar pela  Editora Consultor uma espécie de guia com 700 questões práticas que têm sido de muita utilidade.
 
No prefácio, prestigiado  pela acadêmico  Josué Montello, o autor de “Os tambores de São Luís” afirma que este livro de Arnaldo Niskier não pretende impor normas no uso da língua: “Fez melhor. Recolheu-lhe as tendências, captou-lhe a tradição preferível. E como é fazendo que se aprende, daí resulta a benemerência deste livro. Em vez de ensinar – ele ajuda a dar à língua portuguesa, de que somos também os usuários, a oportunidade de ser instrumento lúcido às gravações que estão despontando.”
 
Josué conta que certa vez, no Rio de Janeiro, o Prof. Silva Ramos, confrade da ABL, foi interpelado por um aluno, ao sair do Colégio Pedro II, sobre como colocaria o pronome em determinada frase. Logo o mestre retrucou: “Meu filho,  não sou eu que coloco o pronome na frase. É  o próprio  pronome que se coloca.”
 
Outro companheiro de Academia, Medeiros de Albuquerque, ao tempo em que dirigiu a Instrução Pública no Rio de Janeiro, resolveu inovar, em matéria de ensino da língua portuguesa. Em vez de recorrer a um mestre conhecido, dirigiu-se a um escritor, Valentim Magalhães, depois de inteirar-se que este sabia escrever, mas não conhecia gramática. Machado de Assis, ao encontrá-lo confessou: “Você podia ter me convidado. Eu também não sei gramática.”
 
Nessa fixação paciente, sabe-se que a língua também evolui. Novos instrumentos de comunicação de massa, como a televisão, o rádio e o vídeo trazem inovações que são bastante enriquecedoras. Como é o caso da Inteligência artificial, que veio para ficar.
 
No livro citado, foram colhidas preciosas informações sobre os erros mais comuns cometidos entre os usuários da língua portuguesa. O fato de ter sido também revisor da saudosa revista “Manchete” ajudou bastante na seleção referida. É uma preciosa ferramenta para os que desejam falar e escrever corretamente o nosso idioma.