Definições da Matemática


Arnaldo Niskier

É muito difícil definir em poucas palavras o que é matemática. Nenhuma definição conseguirá expressar seu significado pleno. Mas, vou tentar dar uma noção. 
 
A palavra grega matemathike significa "ensinamentos". A matemática é uma ciência formal (seus axiomas são independentes dos axiomas das outras ciências) que se baseia em axiomas, teoremas, corolários, lemas, postulados e proposições para chegar a conclusões teóricas e práticas. Ela também pode ser vista como um sistema formal de pensamento para reconhecer, classificar e explorar padrões. 
 
Mas o que é um padrão? Exemplos podemos tirar da natureza. As listas dos tigres e as manchas das hienas mostram uma certa regularidade matemática; o número de pétalas das flores mostra-nos um tipo de padrão curioso, pois na grande maioria delas o número de pétalas ocorre nesta estranha sequência : 3 , 5 , 8 , 13 , 21 , 34 , 55 , 89 e assim por diante. 
 
Há muita beleza na natureza. Para concluir isso não é necessário saber matemática. Porém, há muita beleza também no método matemático. Uma beleza que se aplica às ideias e não às coisas.
 
A matemática, como uma expressão da mente humana, ativará os reflexos, o contemplamento da razão e o desejo pela perfeição estética. É também chamada por muitos de linguagem universal (é uma linguagem porque é formada por signos linguísticos que passam ideias e significados). Ela pode ser dividida em matemática pura e aplicada e seus elementos básicos são a lógica e a intuição, análise e construção, generalização e individualização.