Crônica: Grandes professores

Arnaldo Niskier
Considera-se a “era digital” como a terceira revolução na história da humanidade. A primeira foi a escrita. A segunda, o livro. Essa terceira, a digital.  É preciso estar atento, não somente aos novos lançamentos da parafernália tecnológica, mas, principalmente, às mudanças que o digital provoca na forma como as crianças pensam, como usam o cérebro, como acessam o conhecimento, como se relacionam e como se comunicam. Essas mudanças trazem uma verdadeira revolução na aprendizagem e,  obviamente, na escola.
 
A tecnologia está mudando a educação, não apenas na organização, escolha e disponibilidade dos conteúdos, mas também na distribuição. Isso obriga instituições de ensino a se adaptarem ou irão fracassar nos novos conceitos da sociedade digital. Um dos objetivos da educação é desenvolver a capacidade de tomar decisões conscientes, formar o cidadão para a sociedade, tornando-os mais crítico sobre assuntos do cotidiano.
 
 É essencial compreender a importância dessas transformações. O acesso à informação é hoje imediato, fácil e disponível através das novas tecnologias. É possível que estejamos, pela primeira vez na história da escola, perante uma “revolução de baixo”. Até hoje, as mudanças foram sempre pensadas a partir “de cima”, pelos reformadores, pelos políticos, pelos pedagogos. Agora, a revolução se impõe “de baixo”, pela forma como as crianças pensam e acessam o conhecimento. Elas estão nos obrigando a mudar a gestão das escolas e a própria educação.
 
O professor é o agente educacional básico. É ele quem interage com o aluno quase o tempo todo. Por paradoxo, o magistério, em geral, não recebe a consideração merecida.  Quando falamos em ensino híbrido, a ideia é que a modalidade seja mais participativa, sem jamais substituir o professor. É fundamental que o Estado assuma a responsabilidade de oferecer formação aos educadores, a fim de que a tecnologia trabalhe a favor do projeto pedagógico.Os alunos confiam mais nos mestres que são capazes de esclarecer dúvidas, inclusive, de outras matérias.