Crônicas

Amor e Sabedoria
Arnaldo Niskier



A Filosofia surgiu no século VI a.C. nas colônias gregas, com o agrupamento em diversas escolas: jônica(Tales, Heráclito), itálica(Pitágoras), eclética(Parmênides), atomista(Demócrito). Os escritos desses filósofos desapareceram com o tempo. Geralmente, escreviam em prosa, abandonando a forma característica das epopeias. Cada filósofo descobre um fundamento, abordando os quatro elementos(terra, água, ar e fogo), aceitos até o século XVIII quando foram substituídos por Lavoisier.

A divindade Gaia (Terra) gera Urano (Céu) e Pontos(Mar). O que assegura a união desses elementos é Eros, princípio de coesão do universo. A ordem do mundo deriva de forças opostas que se equilibram reciprocamente. A união desses opostos explica os fenômenos meteóricos, as estações, o nascimento e a morte de tudo o que vive. Filosofia significa o amor à sabedoria. É a procura amorosa da verdade. O lugar da Filosofia é a praça pública.

Na escola média de Barcelona, no programa da Netflix, explica-se o que significa a ideia de Karl Marx sobre o materialismo e as suas relações com o mundo do trabalho.

A nova professora de História, Coralina, critica as péssimas condições das escolas públicas. Como se vê, um problema universal. Aparece a falta de ar condicionado nas salas de aula e ela criticou o uso da Internet.

Quando o tema é Thomas Hobbes, surgem conceitos que são discutidos, para sua maior compreensão. O primeiro deles é que o homem sempre busca o poder. Depois, a frase sintomática: “Deve-se respeitar a autoridade, sobreviver” e, por fim, a conclusão de que o homem, por natureza, é um ser egoísta.

O curioso é que, num filme espanhol, elogia-se o sistema de ensino da Finlândia, que conhecemos muito bem. Há mesmo razão para essa admiração. Os seus professores utilizam a moderna Internet, mas não deixam de valorizar, como é devido, o emprego das bibliotecas e consequentemente, o hábito arraigado de leitura. Aliás, é mérito dos países escandinavos, no seu conjunto. Todos se comportam, em matéria de educação, de forma assemelhada. Veja-se o que acontece nas aulas de Matemática: “Ela é difícil, mas essencial.”

  • Twitter - Arnaldo Niskier