Um ensino diferenciado


Arnaldo Niskier

Há diversos estudos em andamento sobre o aperfeiçoamento da qualidade do ensino brasileiro, especialmente no ensino fundamental.  Em comparação com escolas particulares, a educação pública está em nítida defasagem, o que vai de encontro às ambições nacionais de redução das nossas tradicionais e injustas desigualdades sociais.
 
O Enem, em boa hora, revelou em parte o tamanho do fenômeno, vitimando sobretudo  alunos de escolas municipais, em geral desprovidas de recursos essenciais para alcançar uma boa relação ensino-aprendizagem. Buscar culpados é uma forma de desviar do problema, quando o necessário e até mesmo inadiável é tomar providências, oferecer soluções compatíveis com a nossa escassez de recursos.
 
Uma fórmula inteligente que ganha corpo, na educação brasileira, é o emprego de sistemas de ensino. Os seus primeiros resultados são amplamente favoráveis. Representam um poderoso reforço à ação de gestores, professores e especialistas, em classe, podendo significar uma grande reversão no atual quadro de carências assinaladas. A um custo economicamente razoável, envolve a oferta de material didático de excelente qualidade editorial, cursos de formação continuada, avaliações períodos sobre o desempenho do aluno e uma notável inovação que é o comprometimento das famílias com todo o processo educativo. A educação deve acontecer simultaneamente no lar e na escola. Isso precisa ser um dispositivo prático e estimulante. 
 
Tomando por base o Sistema de Ensino Agora, elaborado por um competente grupo de autores, editamos um decálogo que representa a nossa avaliação crítica sobre esse trabalho integrado, que se destina a alunos desde o infantil até o ensino médio, passando pelos dois segmentos do ensino fundamental.
 
São nossas observações sobre o Agora Sistema de Ensino:
 
 1. O Agora Sistema de Ensino tem uma proposta didática inovadora,  constituindo um precioso material de apoio ao professor com a aplicação de diferentes mídias;
2. Não substitui o professor ;
3. Garante o pleno cumprimento dos conteúdos curriculares, servindo como um utilíssimo roteiro de distribuição da carga horária das diversas disciplinas;
4. Ativa a liberdade acadêmica dos mestres, liberando-os para o exercício pleno das atividades docentes;
5. Com o Agora Sistema  de Ensino, é possível alcançar os ideais do conhecimento  e  realizar  as tarefas de educar, em seu sentido mais amplo, com claros benefícios para gestores, professores e alunos, além de uma inteligente comunicação com a família;
 6.  É comprovada a eficiência dos Sistemas de Ensino nas redes públicas, assinalando-se melhores resultados, em termos de aprovação de alunos, do que nas escolas que não os utilizam; 7. Longe de ser uma camisa de força, os Sistemas de Ensino agem  como estimuladores da criatividade dos professores e especialistas, que são seus parceiros;
8. Elaborados por profissionais de ensino, com grande experiência em tecnologias educacionais e regência de turmas, contemplam todos os conteúdos essenciais ;
9. O material didático é permanentemente atualizado e dele consta um processo de formação,  presencial de professores e especialistas nos locais em que atuam;
10. O Agora Sistema de Ensino, todo ele regido segundo os postulados do Acordo Ortográfico de Unificação da Língua Portuguesa, valoriza a identidade da escola e promove, de forma garantida, o crescimento dos alunos, como cidadãos livres e responsáveis.
É uma ideia a ser considerada.